Blog

Qualificação Profissional e Inserção no mercado de Trabalho de 100 Adolescentes/Jovens Egressos de Medidas Socioeducativas

O Projeto piloto de qualificação profissional e inserção laboral, tem como objetivo atender 100 adolescentes/jovens egressos de medidas socioeducativas, na faixa etária de 16 a 21 anos. Os adolescentes/jovens foram capacitados profissionalmente nos cursos de Mecânica Automotiva e Multimídia, não obstante na Tecnologia Social do IEP, denominada Espaços Mundos, onde foram trabalhadas as competências de voluntariado, resiliência, trabalho em equipe, meio ambiente e valores como perdão, altruísmo e vínculos familiares.  

O Projeto foi executado pelo Instituto de Educação Portal – IEP e promovido pelo Governo do Estado do Ceará através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e o Programa de Apoio às Reformas Sociais do Ceará – PROARES II com o financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Trinta e duas (32) empresas da iniciativa privada ofertaram campo de estágio aos educandos e 18 efetivaram os jovens após o estágio.

A formatura dos adolescentes/jovens do projeto foi realizada no último dia 19 de Maio de 2017 tendo a presença dos adolescentes/jovens, familiares, e as autoridades Eduardo Figueiredo, Presidente do IEP; Roberto Luiz Rodrigues, Coordenador Geral do Proares II, Josbertini Virgínio Clementino, Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará, Cássio Franco, Superintendente do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo e a vice governadora do Ceará, Izolda Cela.  O evento contou também com a participação das empresas Moura Dubeux, Pague Menos, Aliança Transportes, Instituto Dragão do Mar, São Benedito Autovia, Viação Dragão do Mar, Unilink, Sindionibus, Acal, Faculdade Fametro, EV Cópias, Soferro Guindastes e CN Comunicação que ofertaram campos de estágio para os adolescentes/jovens.

 

O Projeto foi inovador, sendo que 70% dos adolescentes e jovens foram inseridos nas empresas, com indicador de qualidade de 97% de excelência no que tange a formação técnica e comportamental. O projeto também gerou uma mudança significativa quanto ao comportamento, equilíbrio emocional e resgate de vínculos familiares, tendo uma equipe interdisciplinar extremamente capacitada para atender as demandas, prestar apoio psicossocial, realizar visitas domiciliares, reuniões de família e acompanhamento nos campos de estágio.  

 “Gostaria de Agradecer essa oportunidade primeiramente a Deus, ao IEP, à STDS e a todos que promoveram esse programa que nos ajudou em um momento tão difícil, quando ninguém acreditava  pessoas como vocês  acreditaram e lançaram esse programa, se arriscaram, foram audaciosos e transformaram a vida dos nossos filhos e em particular do meu filho onde nós estávamos vivendo um momento muito difícil, eu mesmo estava passando por um momento de depressão e nesse período do curso vi meu filho amadurecer como homem, como profissional e como ser humano. Eu simplesmente não tenho palavras para agradecer pelo o que meu filho se tornou hoje. Um homem. Um cidadão. Um trabalhador. Hoje meu filho está empregado, qualificado e com a vida transformada. ”

- André Luiz, pai do André Luiz Holanda da Silva Filho da turma de Multimídia.

 

 

 

 

 

 

(85) 3348-0120 | contato@portaliep.com
©2007 - 2017 Instituto de Educação Portal