Blog

Com o tema: Educação Para o Desenvolvimento Sustentável, a 8ª edição do Fórum IEP de Sustentabilidade, realizada nos dias 15 e 16/10/15, no Centro de Eventos, surpreendeu em números e nível técnico das palestras e oficinas .

 

Foram mais de 2.500 credenciados, 36 expositores, 2 toneladas de alimentos não perecíveis arrecadados para instituições filantrópicas , não obstante palestrantes, oficinas  de alto nível, que trataram da sustentabilidade .

O Fórum contou com a apresentação da peça “QUAL É A LEI?”, do Grupo de Arte Educadores do IEP, a qual emocionou a todos os participantes do evento tratando dos problemas sociais enfrentados pela juventude, não obstante  fez uma crítica  a  redução da maioridade penal e seu efeito na sociedade e famílias.

Um dos grandes momentos do Fórum IEP de Sustentabilidade, foi a entrega da Comenda Transformando Vidas, que tem como objetivo homenagear anualmente personalidades de impacto social no Ceará e neste ano prestou homenagem a Josbertini Virgínio Clementino, Secretário da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará – STDS, homenageado referente ao ODM 1 - Acabar com a fome e a miséria; José Arimatéa Lima Barros Júnior, Prefeito municipal do Eusébio, homenageado referente ao  ODM 2 - Oferecer educação básica de qualidade para todos; Maria da Penha, fundadora do Instituto Maria da Penha e nome da Lei Maria da Penha que garante  igualdade entre sexos no Brasil e protege as mulheres e agressões físicas, homenageada referente ao ODM 3 - Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; Ana Cecília Sucupira, fundadora do Instituto Trevo Quatro Folhas, homenageada referente ao ODM 4 - Reduzir a mortalidade infantil; Murilo Hildebrand Pascoal, Diretor Geral da empresa Beach Park e idealizador do Programa de Apoio às Gestantes, homenageado referente ao ODM 5 - Melhorar a saúde das gestantes; Olga Lucia Espíndola Freire, presidente da Associação Peter Pan, homenageada referente ao ODM 6 - Combater a Aids, a malária e outras doenças;  Daisy Rocha, fundadora e articuladora nacional do Memorial da Carnaúba, homenageada referente ao ODM 7 - Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; Aline Lima de Paula Miranda, Supervisora do Núcleo da Defensoria Especializado em Execução Penal – NUDEP e Idealizadora do Projeto Reconstruindo a Liberdade, Arialdo Pinho, Secretário da Secretaria de Turismo do Ceará, Nelson Roberto Massambani, Pastor da Igreja Batista e Idealizador do Projeto Celebrando Restauração e, Iracema Martins, presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, homenageados referente ao ODM 8 - Estabelecer parcerias para o desenvolvimento.

A entrega do Selo IEP de Responsabilidade Social, um importante momento do Fórum IEP de Sustentabilidade, é uma homenagem especial a toda Rede do Bem IEP. Esse ano foram eleitas empresas nas categorias, ouro e prata e os critérios para premiação foram divulgados para toda rede do Bem IEP, os homenageados foram:

Categoria ouro:

Beach Park, Grupo 3 Corações, Sindônibus, Faculdade Fametro, Sistema OCB Sescoop/CE, Prefeitura de Horizonte, Malwee Malhas, DCDN, Infraero, Delfa, Sucos do Brasil, Controller, Café Novo Comunicação, Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará – STDS e Petrobras.

Categoria prata:

Grupo Teles, Vicunha Têxtil, Apavel, Cobap, Romazi, PCS Refeiçõe, Aeris Energy, Makro Engenharia, Defensoria Pública do Estado do Ceará. 

Durante a solenidade de Abertura do Fórum 2015 houve também a entrega da placa de Homenagem Liderança Servidora, que em sua primeira homenagem comtemplou o Sr. José Luiz Eduardo Figueiredo, presidente do Instituto de Educação Portal – IEP por seu trabalho e dedicação a causa dos jovens e trabalhos realizados na liderança do IEP.

O Fórum IEP de Sustentabilidade 2015 foi um grande momento para a disseminação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODM, um Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, assumido por 191 países, dentre eles o Brasil que se configura como um compromisso global pelo desenvolvimento e que em 2016 terá sua transição para os Objetivos Para o Desenvolvimento Sustentável – ODS, e visou conscientizar a sociedade cearense sobre sustentabilidade em seu tripé: Social, Ambiental e Econômico. O evento mostrou a todos, que do seu jeito você também pode mudar o mundo.

Foram apresentadas 12 oficinas que abordaram diversos temas, entre eles, Educação Cooperativa com Ilana Maciel; Empresa Sustentável com Cybelle Borges; Transição dos ODM para ODS em 2016 com João Evangelista; Responsabilidade Social no Sistema Judiciário com Dra. Graça Quental; Educação Sustentável nas Escolas, Universidades e Órgãos Públicos com Maiso Dias; Marketing Sustentável com Marco Fontgalland; Como as empresas privadas podem contribuir com a sustentabilidade utilizando os incentivos fiscais com Pretextato Mello; Negócio de Impacto Social com Beatrice Melo; Logística Reversa com Rossana Barros; Merco Regulatório do Terceiro Setor (Lei 13.019/14) com Dr. Guilherme Reis e Renata Lima; Comunidade e família sustentável com Geni Sobreira e Seis Sigma - A Metodologia que revolucionou grandes empresas com Neoclair Pincerato.

A Mostra de Economia Criativa nesta edição promoveu produtos sustentáveis feitos pelo povo cearense, entre os participantes da mostra estavam a Associação de Moradores da Serrinha – AMORBASE, Fábrica Escola, Vida Br, Cagece e Comunidade Católica Shalom e IEP.

Uma inovação da edição de 2015 foi a idealização do Caminho Para o Desenvolvimento Sustentável, uma trilha formada por boas práticas, apresentadas ao público como formas concretas e sustentáveis de contribuir com o tripé da sustentabilidade (meio ambiente, objetivos sociais e econômicos) . Apresentando as boas práticas estavam instituições como: Centro de Convivência Dom Helder Câmara, Projeto Resgate, Vida Br, Fábrica Escola, Sucos do Brasil, SEJUS, APROCE, Projeto Sim à Vida, Cáritas, AMMA - Autarquia do Meio Ambiente de Eusébio, Memorial da Carnaúba e IEP.

Os 2 mil quilos de alimentos arrecadados como ingressos, foram doados as seguintes entidades: Lar Amigos de Jesus, CIDI, Meimei, Orfanato Cristo Rei, IPREDE, Casa do Idoso de Horizonte e Comunidade Shalom.

O Presidente do IEP, Eduardo Figueiredo, ressalta a importância do evento e sua felicidade em fazer parte dessa história. “Nós, missionários IEP, queremos gerar uma verdadeira transformação social e assim contribuir para melhorar o mundo, criando  redes sustentáveis para promoção humana.” 

Patrocinaram a 8ª edição do Fórum IEP de Sustentabilidade:

Nelson Wilians & Advogados Associados, Sucos do Brasil, Unimed Fortaleza, Sistema OCB Sescoop/CE, Nufarm, Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza – SEUMA, Cagece, Secretaria Geral da Presidência da Republica, Arquiteta Eventos, Banco do Nordeste do Brasil, Governo do Estado do Ceará e Naturágua.

O Fórum contou ainda com os seguintes apoiadores:

Dialogus Consultoria, Instituto Povo do Mar – IPOM, Total Desk, ARIA: Consertos e Intervenções Musicais, Coopeshoes, Faculdade Fametro, Café Novo Comunicação, Instituto da Primeira Infância – IPREDE, 3 Corações, Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH/CE, Só Lixeiras, Defensoria Pública Geral do Ceará, EcoSS – Mobiliário Sustentável, Instituto Beatriz e Lauro Fiuza – IBLF, Prefeitura do Eusébio, Prefeitura de Horizonte, Bandeirantes – Mídia Exterior Cearense, Sol Impressão Digital, CN Comunicação, Instituto Filantropia, Rádio Tom Social, ADM Soluções, Eco News, Arte Produções e Rádio Beach Park. 

Confira o release completo aqui

Sede Pacajus: (85) 3348-0120
Núcleo Fortaleza: (85) 3104-3302
Núcleo Eusébio: (85) 3260-5465
Núcleo Maracanaú: (85) 3382-1007
Núcleo Caucaia: (85) 3342-3008
Núcleo Morada Nova: (88) 99218-7073
E-mail: contato@portaliep.com
©2007 - 2020 Instituto de Educação Portal